Já ouviu falar do visto eTA Canadá, mas não sabe como funciona?
Pois saiba que desde maio de 2017 ficou bem mais fácil viajar (e fazer um intercâmbio) para o país da américa do norte graças à emissão desse documento online.
Mas o que muda? Por que mais fácil?
É porque se você possui um visto americano válido ou já teve um visto canadense emitido nos últimos 10 anos, pode solicitar um eTA (Eletronic Travel Authorization) ao invés de realizar toda a aplicação novamente.
Além de ser muito mais simples, afinal o eTA nada mais é do que um visto canadense online com baixíssimo custo de aplicação – o bolso agradece! – , o processo é super rápido e ainda economiza tempo.
Quer saber tudo sobre como tirar o visto eletrônico canadense?
Acompanhe este artigo até o final, pois além das principais dúvidas, vamos explicar o passo a passo para você solicitar o seu! =)
Ah, e se você veio até aqui porque pensa em passar uma temporada no Canadá, não deixe de ler nosso Guia sobre Como fazer intercâmbio no Canadá
O que é o Visto eTA para o Canadá?
O Eletronic Travel Authorization (eTA), nada mais é do que um visto canadense online. Ele pode ser emitido por brasileiros que tenham visto americano de turista válido ou que tenham emitido um visto canadense há menos de dez anos.
Emitir esse documento é muito indicado, pois ele descarta a necessidade de o intercambista fazer toda aplicação burocrática convencional e facilita o processo, afinal tudo pode ser feito de forma online.
Para se ter uma ideia, em alguns casos, o eTA Canadá pode ser emitido em poucos minutos. Já outros podem levar alguns dias, pois necessitam de alguns documentos de apoio. Nada tão demorado, porém, quanto a emissão convencional de um visto para o Canadá, que pode demorar meses para ser emitido.
Qual é a validade do eTA?
A validade do eTA é de cinco anos ou até que o passaporte expire – o que acontecer antes.
Quanto custa o Visto eTA Canadá?
Preparado para a melhor parte da história? O preço do visto eTA Canadá é de apenas CAD$ 7,00.
Para se ter uma ideia, o valor para emissão de um visto de turista canadense custa CAD$ 100,00 + CAD$ 85,00 (biometria) + R$ 100,00 (taxa Visa Application Centre (VAC).
Boa diferença, não é mesmo?
Saiba mais em: Como planejar um intercâmbio: do zero ao embarque (11 passos)
Pode entrar no Canadá com visto americano?
Você só poderá entrar no Canadá se tiver a autorização do visto eTA Canadá. O visto americano apenas facilita o processo, já que se você possuir ele em dia, terá condições de emitir o eTA de forma online ainda no Brasil e sem sair de casa.
Lembre-se: O eTA Canadá permite que você entre no país nas mesmas condições do visto de turista, porém exclusivamente por via aérea. Caso esteja fazendo uma viagem nos EUA e queira ingressar por via terrestre, a autorização online não será válida.
Passo a passo para emitir o eTA
Vamos entender como tirar o visto eletrônico canadense?
Passo 1
Acesse o site da imigração canadense e leia as primeiras orientações disponibilizadas em português.
Passo 2
Tenha em mãos os seguintes documentos:
Passaporte válido;
Visto americano (caso você se enquadre neste caso);
Um endereço de e-mail válido;
Um cartão de crédito para pagar a taxa de CAD$ 7,00
OBS: O sistema aceita cartões de crédito Visa, Mastercard, American Express, UnionPay, Cartão ICB ou Interac.
Passo 3
Ao final da página indicada no Passo 1 clique “Solicitar AEV (Autorização Eletrônica de Viagem) e siga atentamente as instruções. O formulário de solicitação do visto está disponível somente em inglês e francês.
Para ajudar os estrangeiros, porém, a imigração elaborou a descrição de cada campo do formulário também em outros idiomas.
Passo 4
Após responder as perguntas pessoais e informar os dados do seu passaporte, aguarde o envio do e-mail que poderá ser encaminhado em minutos.
Se a mensagem não for encaminhada é possível que você precise apresentar mais alguns documentos antes de a solicitação ser aprovada. Se esse for o seu caso, um e-mail com instruções será enviado em até 72 horas.
Se for aprovado, comemore, pois a sua entrada no Canadá está garantida.
Fácil, né?
Principais dúvidas
1) Para que tipo de viagens o visto eTA Canadá é válido?
Você pode usar o ETA como turista, estudante ou para negócios, além de trânsito por aeroportos canadenses.
2)Tirei meu visto canadense há pouco tempo e ele continua válido. Peço um ETA mesmo assim?
Não precisa. Se você tem um visto válido, pode viajar com ele diretamente, sem a necessidade de emitir o ETA.
3) Quero fazer um intercâmbio no Canadá com duração maior que seis meses. Preciso emitir outro visto além do eTA?
Sim. Como o eTA autoriza você a entrar e permanecer no Canadá com as condições de turista, ou seja, no máximo até 6 meses, você vai precisar emitir o visto de estudante, que permite o intercambista a ficar mais tempo no destino.
Conclusão
E aí, ficou claro para você todas as questões referentes ao visto eTA Canadá? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo que vamos no esforçar para solucionar a sua dúvida o quanto antes.
E se está pensando em fazer um intercâmbio no Canadá, não esqueça de contratar uma agência confiável que vai ajudar você a organizar todo esse processo burocrático e ainda preparar um programa que tenha tudo a ver com o seu perfil.
Fale com um de nossos especialistas em intercâmbio e comece a planejar agora esse grande sonho.
FAQs
Como emitir o eTA para o Canadá? ›
Para obter o eTA Canada Visa, você precisa se inscrever online. A boa notícia é que o processo de inscrição on-line é fácil. Como candidato, você precisa ter um passaporte válido, um cartão de crédito e um endereço de e-mail para obter sua aprovação eTA.
Quem pode emitir o eTA? ›O Eletronic Travel Authorization (eTA), é uma autorização que permite que algumas pessoas pré-selecionadas viagem para o Canadá. Ele pode ser emitido por brasileiros que tenham visto americano de turista válido ou que tenham emitido um visto canadense há menos de dez anos.
Quanto tempo demora para emitir o eTA? ›A aprovação do eTA Canadá pode demorar até 72 horas, mas algumas chegam em alguns minutos.
O que o eTA permite? ›Verdade: Com o eTA, o turista brasileiro poderá ficar no país até 180 dias, sendo autorizado a estudar inglês ou francês pelo período. Importante: a validade do eTA acompanha a validade do passaporte ou expira em 5 anos. O documento também permite múltiplas entradas.
Quanto tempo demora para sair o eTA canadense? ›eTA para o Canadá: 2 dias úteis. Visto de trabalho em aberto para o Canadá: 63 dias úteis. Visto de turismo para o Canadá: 132 dias úteis. Visto de estudos para o Canadá: 63 dias úteis.
Qual a renda mínima para tirar o visto canadense? ›A renda mínima para solicitar visto canadense para brasileiros é de CAD 13.310. Porém, esse valor pode mudar dependendo do tipo de visto que você for aplicar, assim como do número de dependentes e outros critérios.
Qual a diferença entre o eTA e o visto canadense? ›A diferença entre o eTA e o Visto canadense resumidamente é que, o eTA trata-se de uma Autorização Eletrônica de Viagem, e o Visto Canadense, trata-se do um visto consular convencional. Essa é uma questão que vem na cabeça de todos os viajantes que pesquisam sobre documentação para poder conhecer o Canadá.
Como fazer uma eTA? ›Para solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem basta entrar no site do governo do Canadá, informar os dados do passaporte e visto já obtido e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses. Na maior parte das vezes, em poucos minutos o solicitante tem a eTA aprovada e confirmada via e-mail.
Como saber se o meu eTA foi aprovado? ›Para verificar o estado do seu eTA através desta ferramenta, precisará simplesmente do seu passaporte e do número de candidatura no e-mail de confirmação. As informações solicitadas no passaporte são o número do passaporte, o país de emissão, a data de emissão e o prazo de validade.
Quantas vezes posso tentar Ô eTA? ›É porque o portador tem permissão para entrar e sair do país quantas vezes quiser ao longo desses 60 meses. No entanto, cada estadia tem o limite de 180 dias. As finalidades podem ser as mais diversas, como passear, fazer negócios ou cursos.
Quanto custa um eTA? ›
Quanto custa o visto para o Canadá em 2022? O visto canadense eletrônico (eTA) está custando 7 dólares canadenses em 2022. Esse valor, precisa ser pago através de um cartão de crédito ou débito com validade internacional.
Quem tem visto americano pode ir para o Canadá? ›OBS.: para quem possui visto americano válido ou teve um visto canadense nos últimos 10 anos, não é necessário a comprovação de vínculos socioeconômicos, basta o passaporte válido e a cópia do visto americano válido ou visto canadense emitido nos últimos 10 anos.
É mais fácil visto americano ou canadense? ›É muito difícil tirar o visto canadense? Na verdade, é bem menos difícil tirar o visto para o Canadá do que para os Estados Unidos, por exemplo. O Canadá tem tradição em receber imigrantes de todas as partes do mundo, inclusive os brasileiros.
Quanto tempo posso ficar no Canadá com visto de turista? ›Quanto tempo posso ficar no canada com visto canadense de turismo? Você pode ficar no Canadá com o visto de turista pelo período de 6 meses. É necessário solicitar um visto de estudante para cursos de maior duração. Fale com um de nossos especialistas!
O que é Eta 90 dias? ›ESTA significa Electronic System for Travel Authorization (Sistema Eletrónico para Autorização de Viagem). A ESTA é uma autorização de viagem para viajantes que visitam os Estados Unidos, em turismo, em trânsito ou em visita de negócios por menos de 90 dias.
Quantas vezes posso entrar no Canadá com o ETA? ›Sim, a ETA permite-lhe visitar o Canadá quantas vezes quiserem durante o seu período de validade de 5 anos (ou até ao fim do seu passaporte). Cada visita pode durar até 180 dias.
Por que o visto canadense está demorando tanto? ›Isso se deve principalmente aos impactos de longo prazo das interrupções globais de processamento causadas pela pandemia da COVID-19 e aos recursos atuais sendo desviados para o processamento de linhas prioritárias, como aplicações de trabalhadores essenciais e a Autorização para Viagens de Emergência Canadá-Ucrânia.
Quanto custa o visto canadense 2023? ›O valor dependerá do estado/região que varia entre R$ 45,00 a R$ 228,00). *VALORES DAS TAXAS CONSULARES, OPERACIONAIS e COURIER CANADENSES ACIMA ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÕES SEM AVISO PRÉVIO DEVIDO VARIAÇÃO CAMBIAL.
Qual a taxa de aprovação do visto canadense? ›A taxa do Visto Canadense de Turismo fica em torno de R$ 184,60 (depende da região de entrega do passaporte) que será pago ao VFS (Centro de Triagem do Visto Canadense), mais R$ 315,00 que será pago ao próprio Consulado Canadense, e ainda neste valor, inclui também a taxa FEE, taxa da coleta da biometria e Corrier.
Como ser aprovado no visto canadense? ›- Solicitar o tipo de visto adequado ao motivo da viagem.
- Apresentar toda a documentação necessária.
- Comprovação financeira.
- Comprovação de vínculo no Brasil.
- Antecedentes criminais.
Como comprovar renda no visto? ›
- Comprovante do vínculo empregatício, que comprova que você trabalha de forma remota – pode ser através de uma declaração feita pelo seu empregador ou contrato de trabalho;
- Apresentação dos holerites que comprovem seus rendimentos;
- Declaração do imposto de renda.
A água para ser tratada passa pela estação de tratamento de água (ETA), que é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer a população.
Quais os tipos de ETA? ›- Captação. ...
- Coagulação. ...
- Floculação. ...
- Filtração.
O Canadá precisa de visto para turista, que é o mais básico e simples para solicitar. Você vai precisar preencher todos os formulários on-line no site do Consulado Canadense no Brasil, pagar as taxas, separar e anexar a documentação solicitada (caso a caso).
Tem entrevista para visto canadense? ›O Consulado Canadense não realiza entrevistas pessoais. Se o oficial em algum momento tiver alguma dúvida referente a sua solicitação ele deverá entrar em contato através de nós solicitando documentos adicionais ou até ligar para você para tirar dúvidas. A entrevista pode ocorrer sim, mas por telefone.
Como tirar o visto para o Canadá pela internet? ›Funciona como um visto online: basta entrar no site do governo do Canadá, informar os dados do passaporte e visto já obtido e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses. Na maior parte das vezes, em poucos minutos o solicitante tem a eTA aprovada e confirmada via e-mail.
O que impede de tirar o visto canadense? ›- 9 dicas imperdíveis para não ter o visto canadense negado. Muitos são os motivos que podem levar o viajante a ter o visto canadense negado. ...
- Documentação. ...
- Respostas duvidosas ou falsas: ...
- Vínculos: ...
- Comprovante de renda: ...
- Fonte de renda: ...
- Objetivo de viagem inconsistente: ...
- Problemas de saúde:
Uma AVE custa 7 dólares canadenses. Você pode apenas solicitar e pagar para uma pessoa por vez. Para completar o formulário, você precisará do seu passaporte, um cartão de crédito e um endereço de e-mail.
Quanto tempo depois da biometria sai o visto canadense? ›Se você está se inscrevendo on-line e pagou a taxa de biometria antecipadamente, deve receber sua carta de solicitação de biometria por e-mail dentro de 24 horas. Se sua inscrição foi enviada pelo correio, pode levar vários dias ou semanas para receber sua solicitação de biometria.
Qual a cidade que tem mais brasileiros no Canadá? ›Na província de Ontario fica a maior cidade do Canadá - Toronto. É lá também que fica a maior comunidade brasileira do país. Morando em Toronto e arredores, são mais de 15 mil pessoas de nacionalidade brasileira. Só no consulado Brasileiro em Toronto, são mais de 85 mil brasileiros registrados (dados de 2020).
Qual o visto mais difícil de conseguir? ›
- China. Obter um visto para a China costuma demorar bastante e exige muitos documentos, embora possa ser feito em seu país de origem – ou em seu país de residência permanente. ...
- Rússia. ...
- Índia. ...
- Irã
Logo, isso não costuma ser feito e, mesmo que você tenha restrição, pode conseguir o seu visto para o Canadá normalmente e pode viajar para o país, seja qual for a finalidade. Contudo, subtende-se que quem esteja com o nome sujo tenha dificuldades financeiras ou para comprovar renda.
Onde fazer a biometria para visto canadense? ›A biometria para o visto canadense é feita através dos Centro de Solicitação de Vistos (CVAC).
Quando o Esta é negado? ›O que devo fazer se o meu pedido ESTA for negado? Se a sua candidatura ao ESTA for recusada, pode sempre solicitar um visto B de não-imigrante numa Embaixada ou Consulado dos EUA.
O que acontece se ficar mais de 90 dias no EUA? ›O que fazer se os 90 dias forem ultrapassados? Se se encontrar numa destas situações, saiba que é impossível recandidatar-se aos Estados Unidos. Terá que se certificar de deixar o território legalmente e o mais rápido possível.
Como funciona o visto eletrônico? ›eVisa: Um visto eletrônico (e-Visa ou eVisa) é um requisito de entrada em um país realizado on-line, armazenado em um computador e associado ao número do passaporte utilizado para o pedido.
Quanto custa um eTA para o Canadá? ›Uma AVE custa 7 dólares canadenses. Você pode apenas solicitar e pagar para uma pessoa por vez. Para completar o formulário, você precisará do seu passaporte, um cartão de crédito e um endereço de e-mail.
Quantas vezes posso entrar no Canadá com o eTA? ›Sim, a ETA permite-lhe visitar o Canadá quantas vezes quiserem durante o seu período de validade de 5 anos (ou até ao fim do seu passaporte). Cada visita pode durar até 180 dias.
É muito difícil tirar o visto canadense? ›É muito difícil tirar o visto canadense? Na verdade, é bem menos difícil tirar o visto para o Canadá do que para os Estados Unidos, por exemplo. O Canadá tem tradição em receber imigrantes de todas as partes do mundo, inclusive os brasileiros.
Quantas vezes posso usar o ETA? ›A autorização do ETA é válida por 5 anos, ou até o vencimento do passaporte ao qual está associado, o que acontecer primeiro. Nesse período de cinco anos, o viajante poderá adentrar no país por um número ilimitado de vezes, desde que cada estadia não ultrapasse os seis meses.
Quantas vezes posso tentar Ô ETA? ›
É porque o portador tem permissão para entrar e sair do país quantas vezes quiser ao longo desses 60 meses. No entanto, cada estadia tem o limite de 180 dias. As finalidades podem ser as mais diversas, como passear, fazer negócios ou cursos.