Você sonha em morar no Canadá e ter uma carreira internacional? Em 2022, o número de vagas de empregos abertas no país só aumenta: são mais de 915 mil vagas em aberto, segundo o Statistics Canada.
Com a reabertura de fronteiras e a flexibilização das restrições sanitárias, o número de oportunidades quase dobrou em relação a 2021, quando eram mais de 550 mil vagas.
Em seis meses, alguns segmentos tiveram um aumento mais significativo no número de vagas. Entre eles:
- Construção civil – 110 mil vagas
- Logística e suprimento – 122 mil vagas
- Saúde e assistência social – 62 mil vagas
E, segundo Ed Santos, especialista em imigração e sócio da Canada Intercâmbio, o mercado ainda sofre com a falta de profissionais qualificados.
E o país precisa de imigrantes para preencher os postos em aberto. Além de ter uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo, sua população também é uma das mais velhas do mundo, com 18% tendo 65 anos ou mais.
Veja também:
Quer estudar na Alemanha? Programa tem bolsas exclusivas para brasileiros
Mercado de eSports busca profissional para além dos games e paga R$ 35 mil
“A maioria dos empresários aqui no Canadá relata dificuldades de contratação devido à escassez de talentos. Além da qualificação técnica, muitas pessoas não possuem o inglês suficiente para competir no mercado. As pessoas chegam aqui e pensam que é fácil arrumar emprego. Não é. Precisa de inglês e de qualificação”, diz.
O especialista também é o organizador da Expo Canada 2022, feira gratuita para quem quer conhecer mais sobre as oportunidades para estudar e trabalhar no país.
O evento vai acontecer em Brasília, Goiânia, São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 15 de maio. Confira o cronograma completo e mais informações pelo site.
5 dúvidas comuns sobre morar e trabalhar no Canadá
Que tipo de vistos os brasileiros precisam para trabalhar e estudar no Canadá?
Se uma pessoa quer só visitar o Canadá, ela não pode trabalhar, ela precisa de um visto de turismo ou ter um visto americano e emitir a autorização eletrônica de viagem. Além disso, se a pessoa for para estudar, por exemplo, ela pode ter o direito de trabalhar meio período ou em tempo integral durante as férias. Caso seja um casal, quando um estuda o outro pode receber um visto de trabalho para trabalhar em tempo integral. Quando for visto de trabalho, quem paga o processo nesse caso é a empresa. Uma pessoa não pode solicitar um visto de trabalho, mas sim a empresa que contrata, que é responsável por aplicar o processo e legalmente quem paga pelo processo é a própria empresa.
Quais são os requisitos para poder trabalhar e estudar no Canadá?
Os requisitos vão depender da província e instituição que essa pessoa vai querer estudar no Canadá, mas basicamente precisa ter ensino médio e comprovar a autonomia financeira para os estudos. No visto de trabalho, a pessoa não precisa comprovar a autonomia financeira, não precisa comprovar se sabe falar algum idioma, porque é tudo feito pela empresa que está contratando. A pessoa só precisa atender a necessidade da empresa e a empresa provar que nenhum canadense ou residente permanente tem competência técnica para suprir a mão de obra qualificada para aquela vaga que está em aberto.
Quanto custa imigrar?
Isso depende muito. Pode não custar nada, se uma pessoa migrar com o visto de trabalho e esse visto de trabalho for feito pela empresa que terá que pagar por todo o processo legalmente. No visto de estudos, a pessoa precisa comprovar a autonomia financeira, já para a residência permanente existe a opção de comprovar a autonomia financeira e outra é declarar e declarar é assinar um documento dizendo que tem um valor para se manter no país.
Precisa saber inglês ou francês?
É claro que o idioma ajuda, mas a pessoa vai poder aprender ou já no Brasil ou no Canadá, isso é uma escolha dela, se a pessoa tem condição de fazer isso. No caso do idioma, nem sempre é exigido comprovação.
Tem oportunidades para todos? Onde estão os empregos?
O país sempre buscou jovens para compor seu quadro de colaboradores para fazer sua economia girar. No entanto, com a falta de profissionais gabaritados, os seniores estão tendo mais oportunidades e com salários interessantes. Uma novidade é a abertura de empregos para mulheres de 55 anos ou mais e homens de até 54 anos.
As províncias onde os ganhos são maiores estão entre Ontário, Quebec, New Brunswick, Prince Island e Vancouver. As principais oportunidades oferecidas estão ligadas à área de vendas, saúde, tecnologia da informação, marketing, alimentação, construção, logística, hospedagem e agricultura.
3 mitos sobre morar e trabalhar no Canadá
“Dá para se virar com pouco conhecimento da língua”
É um mito que é possível se virar no Canadá sem saber muito inglês ou francês. “Mesmo que desse, como você vai se dar bem profissionalmente se não fala a língua?”, comenta o Santos. Ter conhecimento da língua é, inclusive, um dos requisitos no processo imigratório.
É muito importante ter um bom conhecimento da língua e saber qual a língua oficial da província que está interessado em morar. No Canadá, existem 10 províncias e três territórios. Apenas Quebec e Novo Brunswick têm o francês como língua oficial.
“Você precisa saber diferenciar os locais. Se estudar francês e chegar em Toronto, terá problemas: ninguém fala francês”.
Assim, aprender inglês ou francês deve ser o primeiro item da lista de tarefas de quem deseja uma carreira internacional. E se a pessoa espera levar o parceiro e os filhos, todos devem começar a aprender para se adaptar ao novo estilo de vida.
“Quero ir para o Canadá para ter melhor qualidade de vida”
O sócio da consultoria pede por cautela na hora de tomar a decisão apenas pela “qualidade de vida”: os salários no país oferecem uma melhor capacidade de consumo, mas existem fatores como o clima e custo de vida que também devem entrar na conta.
“Não funciona vir para cá para ‘dar um jeitinho’. Você precisa de um plano de longo prazo para maximizar sua renda, trabalhar com o que gosta e ser feliz. A realidade aqui é diferente do Brasil, 7 meses no ano é muito frio e a aposentadoria no país é de 1.400 dólares”, explica ele.
Todos os países possuem vantagens e desvantagens, o mesmo funciona para o Canadá. Apesar de ser um país relativamente fácil para o brasileiro se adaptar culturalmente e se sentir acolhido, o clima e a distância de amigos e familiares devem entrar nas contas antes de tomar qualquer decisão.
“Trabalhar no Canadá é igual ao Brasil”
Cuidado: com a mudança de país, é bom se preparar para começar tudo de novo – e isso incluí sua carreira. A cultura dentro das empresas é diferente e as suas experiências de carreira não são conhecidas no Canadá.
“O canadense é extremamente rigoroso em tudo que faz. Eles se atentam muito a todos os detalhes e atrasos não são tolerados. E como você não tem referência de empresas canadenses, eles não vão saber avaliar a experiência no seu currículo, então falar que trabalhou na Coca-Cola no Brasil ou na Petrobras não diz muito”, fala Santos.
Dicas de carreira, vagas e muito mais
Você já conhece anewsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.
Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.
FAQs
Quais os empregos mais fáceis de conseguir no Canadá? ›
- Profissionais da engenharia elétrica. ...
- Profissionais de soldagem. ...
- Gerentes de projeto. ...
- Operadores de serviços gerais. ...
- Profissionais de enfermagem. ...
- Profissionais de pagamento e recebimento de contas. ...
- Motoristas. ...
- Profissionais de atendimento ao cliente.
Toronto, Ontário
É a cidade mais dominante no Canadá quando se trata de negócios e indústrias.
Indeed. Uma das plataformas mais utilizadas por pessoas que procura por vagas no Canadá, o Indeed é ideal para quem busca oportunidades de trabalho em diversas áreas. No Indeed é possível montar o seu currículo ou fazer o upload do currículo já existente.
Quais as profissões aceitas no Canadá? ›- Desenvolvedor web.
- Gerente de marketing.
- Gerente de contas.
- Enfermeiro.
- Soldador.
- Representante de atendimento ao cliente.
- Arquiteto de cloud.
- Eletricista.
O governo afirma que a falta de mão de obra qualificada impacta todos os setores da economia canadense. Os números indicam que um dos setores mais afetados é o de serviços médicos. Outros setores são construção civil, indústria de transformação, hotelaria, turismo e restaurantes.
Como saber se sou Elegivel para trabalhar no Canadá? ›Para se qualificar, você deve ter pelo menos 12 meses de experiência de trabalho em tempo integral (ou uma quantidade equivalente de trabalho meio periodo) no Canadá, nos últimos três anos. Além disso, você ter o nível de idioma necessário de acordo com sua ocupação.
Como conseguir um job offer no Canadá? ›- Canadajobs.com.
- Eluta.ca (o motor de busca de emprego oficial do Canada's Top 100 Employers project)
- Job Bank (site do Governo do Canadá)
- University Affairs: Jobs (oportunidades de emprego em universidades canadenses)
- Workopolis.
- Jobboom.
Na província de Ontario fica a maior cidade do Canadá - Toronto. É lá também que fica a maior comunidade brasileira do país. Morando em Toronto e arredores, são mais de 15 mil pessoas de nacionalidade brasileira. Só no consulado Brasileiro em Toronto, são mais de 85 mil brasileiros registrados (dados de 2020).
Por que o Canadá quer atrair brasileiros? ›O motivo é a escassez de mão de obra e a necessidade de acelerar a economia do país após a pandemia. Segundo o governo, a migração é responsável por todo o crescimento econômico do Canadá e em breve será responsável também pelo crescimento populacional.
Como trabalhar no Canadá sendo brasileiro? ›Só é possível obter um visto de trabalho para o Canadá com uma oferta de emprego em mãos. Pela lei canadense, não é possível conceder este visto para quem deseja buscar trabalho ao desembarcar. O candidato precisa de uma proposta formal de trabalho para dar início ao processo de visto.
Quanto tempo dura o visto de trabalho canadense? ›
O visto canadense para trabalhar tem tempo médio de processamento de 60 dias a validade de acordo com o contrato de trabalho. Lembrando que a validade e a permanência visto de trabalho no Canadá é dada pelos oficiais de imigração ou oficiais consulares e por isso também pode variar.
Qual é o valor do salário mínimo no Canadá? ›Em primeiro lugar, o salário mínimo no Canadá é medido por hora, que em inglês chama-se “minimum wage”. Portanto, o valor do salário mínimo no Canadá pode variar conforme a região do país, mas a média, em geral, é de CAD 15,55 por hora (dólar canadense).
Qual profissão tem mais demanda? ›Profissões mais buscadas atualmente no mercado brasileiro
Liderança em planejamento financeiro. Diretoria financeira (CFO) Gestão de vendas. Gerentes de automação robótica de processos.
- Trabalhar formalmente em tempo integral ou parcial;
- Atuar como freelancer em sites como FIVERR , UPWORK ou Workana;
- Buscar anúncios de trabalhos nos grupos de brasileiros no Facebook, por exemplo.
- Responder pesquisas online em sites como o Respondent.
O PGWP é uma das melhores formas de se imigrar para o Canadá. Aliás, dependendo da província que você escolher, vai conseguir imigrar mesmo trabalhando em uma cafeteria, lavando pratos etc.
Por que o Canadá precisa de imigrantes? ›Necessidade de mão de obra qualificada, natalidade, diversidade e educação são alguns dos motivos que fazem do Canadá um país que recebem bem os imigrantes. O Canadá acaba de anunciar que pretende receber mais de 1 milhão de novos residentes permanentes ao longo dos próximos três anos.
Qual o salário mensal de um pedreiro no Canadá? ›Qual é o salário de Bricklayer? O salário médio nacional de Bricklayer é de $40 em Canadá. Filtre por localização para ver os salários de Bricklayer na sua região. As estimativas de salários têm como base os 10 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Bricklayer.
Qual é a renda mínima para solicitar visto canadense? ›A renda mínima para solicitar visto canadense para brasileiros é de CAD 13.310. Porém, esse valor pode mudar dependendo do tipo de visto que você for aplicar, assim como do número de dependentes e outros critérios.
Precisa falar inglês para trabalhar no Canadá? ›É possível trabalhar no Canadá sem falar inglês? Sem mais delongas, a resposta é sim, é possível trabalhar no Canadá sem saber inglês, mas nem sempre essa é a melhor opção. Isso se deve ao tipo de trabalho que você pode conseguir neste país sem dominar o idioma.
É fácil arrumar emprego no Canadá? ›Trabalhar no Canadá não é tão fácil assim para um imigrante, mas também não é impossível. Afinal, a cada ano, o mercado de trabalho no Canadá cresce para estudantes internacionais. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Statistics Canada, o país registrou 453 mil novas posições de trabalho.
Como ir para o Canadá de graça? ›
Última atualização em 27 de julho de 2022 às, 19h20. A Universidade de Montreal (UdeM), no Canadá, conta com um programa de bolsas voltado para estudantes internacionais, inclusive do Brasil, que isenta os alunos e alunas do pagamento de qualquer taxa ou mensalidade.
O que é um job offer? ›job offer {substantivo}
oferta de emprego {subst.}
Toronto e Vancouver são duas das cidades mais quentes do Canadá. Porém, no verão de 2021, a pequena cidade montanhosa Lytoon, na Colúmbia Britânica, tornou-se um dos lugares mais quentes do mundo, registrando 49,5°C.
Qual é a cidade menos fria do Canadá? ›A cidade de Vancouver é a menos fria entre as três principais do Canadá. Sua temperatura média no inverno é a segunda mais alta do país, ficando atrás apenas de Victoria. Ao mesmo tempo, o seu verão também é feito de temperaturas médias.
Como trabalhar no Canadá com TI? ›Os interessados devem possuir formação em determinados setores-chave, como tecnologia da informação, engenharia e educação (da pré-escola ao nível médio). Há postos de trabalho ainda para enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Quanto ganha um imigrante no Canadá? ›O relatório apontou ainda que estudantes com permissão de trabalho e estudo e trabalho tiveram uma alta ainda maior, com salários médios de entrada de $ 44.000 (estudo e trabalho) e $ 39.100 CAD para imigrantes com visto de trabalho, ultrapassando os canadenses em relação aos salários médios de entrada.
O que os canadenses sabem sobre o Brasil? ›Posso dizer com segurança que a visão que os Canadenses têm do Brasil, apesar de um pouco limitada, é no geral boa. Violência e corrupção não são as coisas mais lembradas, longe disso. Não existem estereótipos, nem mesmo preconceito. Mas também eles não vêem muitas notícias do Brasil por aqui.
Qual o salário de um garçom no Canadá? ›A média salarial de Waitress é de CA$ 14 por mês nessa localidade (Toronto, Canadá). A remuneração variável de Waitress em Toronto, Canadá é de CA$ 1.387, variando entre CA$ 6 e CA$ 17.609.
Qual é a língua que se fala no Canadá? ›Mas você sabia que ele é considerado um país bilíngue? Isso mesmo: a língua oficial do Canadá é tanto o inglês como o francês.
Quem tem visto americano pode ir para o Canadá? ›OBS.: para quem possui visto americano válido ou teve um visto canadense nos últimos 10 anos, não é necessário a comprovação de vínculos socioeconômicos, basta o passaporte válido e a cópia do visto americano válido ou visto canadense emitido nos últimos 10 anos.
É difícil conseguir visto de trabalho no Canadá? ›
É muito difícil tirar o visto canadense? Na verdade, é bem menos difícil tirar o visto para o Canadá do que para os Estados Unidos, por exemplo. O Canadá tem tradição em receber imigrantes de todas as partes do mundo, inclusive os brasileiros.
Como conseguir visto para morar e trabalhar no Canadá? ›Para tirar um visto permanente depende das regras de cada país. No caso do Canadá, são utilizadas duas maneiras, que é por meio do Express Entry, do Governo federal do Canadá, ou dos processos provinciais de imigração, chamados de Provincial Nominee Program.
Qual o valor do iPhone no Canadá? ›Os preços do iPhone no Canadá são tabelados quando comprado diretamente nas lojas da Apple. O iPhone 14 de 128 GB sai por $1.099,00; o de 256 GB, por $1.249,00; e o de 512 GB, por $1.519,00.
Quanto ganha um lavador de pratos no Canadá? ›Lavador de Louças
Um profissional contratado para lavar louças no Canadá recebe, por ano, um salário médio entre os $ 26.000 e os $ 32.561.
Austrália. A Austrália é o país com o maior salário mínimo do mundo, com valor de US$ 12,9 a hora.
Qual a melhor profissão para quem tem mais de 50 anos? ›- Corretor(a) de imóveis. Responsável por acompanhar transações imobiliárias, corretor(a) de imóveis está entre as indicações de profissões para quem tem mais de 50 anos. ...
- Assistente administrativo. ...
- Coordenador de desenvolvimento profissional. ...
- Consultor(a) ...
- Guia turístico.
A Universidade de British Columbia, no Canadá, está com inscrições abertas para bolsas de estudo que podem cobrir até 100% dos custos de programas de graduação. Custeadas pelo prêmio Karen McKellin International Leader of Tomorrow, em 2022, serão oferecidas cerca de 50 oportunidades para estudantes internacionais.
Qual profissão dá mais dinheiro no Canadá? ›O salário médio do desenvolvedor full-stack no Canadá é de cerca de $ 85.000 dólares canadenses por ano. Os desenvolvedores full-stack em uma posição de nível básico geralmente começam em $ 75.000 por ano, enquanto os desenvolvedores full-stack mais experientes podem ganhar mais de $ 130.000 por ano.
Quais diplomas valem no Canadá? ›A Credencial de Avaliação Educacional (Equivalency Credential Assessment), ou ECA, é usada para verificar se seu diploma, diploma ou certificado estrangeiro (ou outra prova de sua credencial) é válido e igual a um canadense.
Como trabalhar e estudar no Canadá de graça? ›A melhor forma de você fazer intercâmbio no Canadá de graça são as bolsas de estudo oferecidas por instituição de ensino no exterior ou convênios com o governo brasileiro, que cobrem parcial ou totalmente os custos do candidato. Existem bolsas de estudos para High School e diversos cursos nível superior.
Qual a melhor profissão do Canadá? ›
- Customer Service. Atendimento ao consumidor.
- Software Developer. ...
- Registered Nurse. ...
- Administrative Assistant. ...
- Finance Specialist, Officers and Advisor. ...
- Cleaners and Maintenance Workers. ...
- Transport truck drivers. ...
- Human Resources and Recruitment Officers.
A remuneração variável de Cleaner em Toronto, Canadá é de CA$ 1.335, variando entre CA$ 10 e CA$ 2.000. As estimativas de salários têm como base 399 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Cleaner nessa localidade (Toronto, Canadá).
Como conseguir trabalho no Canadá sendo brasileiro? ›Só é possível obter um visto de trabalho para o Canadá com uma oferta de emprego em mãos. Pela lei canadense, não é possível conceder este visto para quem deseja buscar trabalho ao desembarcar. O candidato precisa de uma proposta formal de trabalho para dar início ao processo de visto.
Qual é o salário de um canadense? ›Portanto, o valor do salário mínimo no Canadá pode variar conforme a região do país, mas a média, em geral, é de CAD 15,55 por hora (dólar canadense).
Qual é o custo de vida no Canadá? ›Além disso, com os custos de alimentação e transporte, o custo de vida, apenas para viver na cidade, pode ficar em torno dos CAD$ 3.800 mensais. Outra cidade em que o custo de vida no Canadá é alto é Vancouver, é possível gastar em torno de CAD$ 4.500 ao mês para manter as despesas básicas.
Qual o salário de um ajudante de pedreiro no Canadá? ›Qual é o salário de Bricklayer? O salário médio nacional de Bricklayer é de $40 em Canadá.
Quanto ganha um recepcionista de hotel no Canadá? ›Recepcionista (Recepcionist)
Salário anual médio: CAD $31,300, sendo que o ganho máximo pode chegar a CAD $51,700.