
Desde o dia 31 de dezembro de 2018, o governo do Canadá anunciou que brasileiros precisam fornecer dados da biometria para o visto canadense. Isso se aplica, em alguns casos, para visto de turismo, estudo e trabalho.
Esse procedimento já foi testado em outros países e agora, e agora é a vez do Brasil! Dito isso, é importante lembrar que pessoas que já tem o visto válido ou o eTA (autorização eletrônica de viagem), não precisam se preocupar, pois esse a biometria se aplica apenas para novos visto ou renovação do mesmo.
Apesar de ser uma decisão baseada em medidas de proteção e segurança, infelizmente, para nós brasileiros, essa exigência acarretará em um custo extra!
FIQUE ATENTO, será que você precisa do visto canadense ou somente do eTA para viajar para o Canadá?
1- Passo-a-passo de como tirar ovisto de turismo “completo” para o Canadá (TRV – temporary resident visa).
2- Passo a passo de como tirar o eTA, aautorização eletrônica (eTA), forma mais fácil e barata. Ela é válida somente para quem tem visto americano válido ou já teve visto para o Canadá nos últimos 10 anos.
Biometria visto canadense
Porque coletar biometria?
Segundo o IRCC, a coleta da biometria de estrangeiros ajuda a proteger canadenses de pessoas que apresentam risco a segurança do país. Dessa forma, a biometria facilita o trabalho dos oficiais de imigração a processarem aplicações e entrada de viajantes no Canadá.
A biometria para o visto canadense é feita através dos Centro de Solicitação de Vistos (CVAC).
Nesse mesmomemorando do anúncio, o IRRC também avisou que duas novas unidades do cVAC abriram no Brasil para facilitar o agendamento da coleta biométrica e recolhimento de documentação para o visto (residência temporária – TRV). Sendo assim, agora são 5 centros no país: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife. Portanto, se você não mora nesses locais, terá que se deslocar para o centro mais conveniente.
O Governo do Canadá honrará a privacidade das informações biométricas. Dessa forma, políticas, procedimentos e sistema técnicos de proteção estão em vigor, baseados nas melhores práticas internacionais.
==> Veja aqui se você precisa coletar biometria para o visto canadense.

Se inspire com as belezas do Canadá:
Castelos mais bonitos do Canadá
Parques mais bonitos do Canadá
Os lagos mais bonitos do Canadá
O que é a cVAC – TTServices
“O Centro de Solicitações de Vistos (cVAC) é o provedor exclusivo de serviço para o Governo do Canadá, autorizado a aceitar solicitações em todas as categorias de residentes temporários (vistos de visitante, de estudo e de trabalho) e solicitações de documentos de viagem para residentes permanentes do Canadá, no Brasil.”
Resumindo, independente de você tirar o visto canadense por conta própria (online) ou via despachante, somente o cVAC poderá encaminhar os documentos e passaportes para o setor de imigração canadense emitir os vistos. Isto é, o cVAC é o mediador entre os aplicantes e o Canadá, essa foi a forma encontrada de facilitar o recolhimento dos documentos.
Acima disso, cVAC também oferece vários serviços para quem vai aplicar para o visto canadense. Entre eles; coleta e transmissão de taxa consular, assistência para preenchimento de formulários para aplicação online, serviço de assistência para digitalização, fotocópia etc.
Como fazer a coleta de biometria visto canadense?
O exame biométrico é a medição de características físicas comoimpressões digitais e digitalização facial, ou seja, para provar que você é você mesmo durante sua entrada no Canadá.
A biometria é pedida após a aplicação para o visto (online ou via despachante). Depois dessa fase, você receberá as instruções para efetuar o pagamento, agendar sua biometria, levar a documentação para o cVAC e finalmente, coletar sua biometria.
Toda pessoa entre 14 e 79 anos deve coletar a biométrica, ou seja,precisa recolher as impressões digitais e digitalização facial (foto sem óculos). Tudo muito simples e rápido!
O valor da taxa de biometria atualmente (Jan/2023) é de C$85 para uma pessoa, ou C$170 para famílias ou processos com mais de dois aplicantes. Nesse valor inclui a taxa de serviço cVAC para transmissão de pacotes.
Dados biométrico em validade de 10 anos.
Prontinho, agora você tem as novas informações sobre o visto do Canadá, que sempre trazemos em primeira mão para você!!!
Mais dicas do Canadá:
Como passar imigração no Canadá, como turista
Mirella Matthiesen
Semi-nômade digital, Mirella já morou em 5 países, visitou outros 59 e atualmente chama Toronto do casa! Atua como produtora de conteúdo de viagem e consultora de intercâmbio para o Canadá. Outras paixões? O marido Kiko, a família, seus afilhados, vinho, chocolate e muito sol na cabeça!